terça-feira, 26 de março de 2013

MITOS SOBRE O CÉREBRO E A APRENDIZAGEM em que muitos professores acreditam.....




1. Indivíduos aprendem melhor quando eles recebem informação no seu estilo de aprendizagem preferido (por ex., auditivo, visual, sinestésico).

2. Diferenças na dominância hemisférica (hemisfério esquerdo ou direito) podem explicar diferenças individuais entre alunos.

3. Curtos surtos de exercícios de coordenação podem melhorar a integração entre as funções dos hemisférios esquerdo e direito do cérebro.

4. Exercícios que ensaiam a coordenação de habilidades motoras e de percepção podem melhorar as habilidades de alfabetização.

5. Ambientes que são ricos em estímulos melhoram o cérebro de crianças em idade pré-escolar.

6. Crianças têm menos atenção após consumirem bebidas e/ou guloseimas açucaradas.

7. Foi comprovado cientificamente que suplementos de ácidos graxos (ômega-3 e ômega-6) têm um efeito positivo sobre o desempenho acadêmico.

8. Existem períodos críticos na infância após os quais certas coisas não podem mais ser aprendidas.

9. Nós usamos apenas 10% do nosso cérebro.

10. Crianças precisam dominar a sua língua nativa antes de aprender uma segunda língua. Se elas não fizerem isso, nenhuma das línguas será dominada.

11. Problemas de aprendizagem associados à diferença de desenvolvimento de funções cerebrais não podem ser remediadas pela educação.

12. Se os estudantes não tomarem uma quantidade suficiente de água (6 a 8 copos por dia), os seus cérebros encolherão.

Estes dados foram recolhidos numa amostra de 242 professores da Inglaterra e da Holanda que se consideravam informados sobre Neuroeducação.
Fonte: Cérebro Melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário