Pp. Adaildes Cristina Santos
Psicopedagoga Clínica e Hosptalar
A
psicopedagogia é uma área de estudo que está voltada para a questão da
aprendizagem humana. Trabalha além das aprendizagens escolares, porque não se
pode falar desta, desvinculada à aprendizagem humana, pois os pré-requisitos
para a aprendizagem escolar dependem da história de aprendizagem do ser
humano.
O que
estuda a psicopedagogia?
O objeto
de estudo da psicopedagogia é o ser humano no processo da aprendizagem. Para que
esse estudo seja pleno, é preciso que o profissional detenha conhecimentos em
diversas outras áreas como psicologia, pedagogia, neurologia, fonoaudiologia,
lingüística, psicanálise para esclarecer questões referentes ao ser
humano.
Cada
situação de aprendizagem requer uma série de habilidades que o indivíduo
necessita adquirir para desenvolver de forma satisfatória aquela aprendizagem.
Como por exemplo, para escrever a criança necessita de desenvolver a coordenação
motora, porque a escrita demanda uma série de movimentos que exigem do corpo um
domínio. Quando alguma habilidade não está bem desenvolvida pode acarretar em
dificuldades para adquirir novas habilidades.
Diferença de reforço escolar e atendimento
psicopedagógico
A
psicopedagogia trabalha com as questões de aprendizagem, detectando o problema
para intervir corretamente. Podemos fazer uma comparação com a medicina para
ficar mais claro. Quando aparece um paciente com febre em um consultório médico,
primeiramente ele é questionado sobre o problema e examinado logo em seguida. Na
psicopedagogia também o cliente (pais ou responsáveis) são questionados para
esclarecer qual a queixa referente à criança ou adolescente, posteriormente é
feita uma avaliação para diagnosticar o problema. Voltando ao nosso exemplo
prático, se o médico diagnosticasse uma inflamação de garganta ele receitaria um
antitérmico e um antiinflamatório. A inflamação na garganta é como a dificuldade
de aprendizagem que o sujeito enfrenta na escola, o antitérmico seria o reforço
escolar que trata o problema de uma forma mais emergencial e pontual. A
intervenção psicopedagógica é como o antiinflamatório que busca “curar” o
problema onde se inicia, age procurando a causa da dificuldade. O diagnóstico
psicopedagógico é como de um profissional da medicina e a intervenção
psicopedagógica é o tratamento receitado ao paciente.
(Adaptação do
texto de Nadia Bossa)
Blandine Maria Perpétuo Gomes e
Sousa – Professora da SEE-DF, Pedagoga, Psicopedagoga, pós-graduada em Gestão e
Orientação escolar e Interprete da Língua Brasileira de Sinais.
Regikellsanielly Bezerra da
Silva – Professora da SEE-DF, Pedagoga e psicopedagoga
Muito bom o texto. Porém percebi que estão utilizando o panfleto do nosso consultório. Aprendendo a Ser.
ResponderExcluirSegue link do Blog
ResponderExcluirhttp://aprendendoaserapoiopsicopedagogico.blogspot.com.br/