As funcionalidades do jogar: transformar problemas,
analisar ações, menor independência, maior interação, buscar soluções, melhorar
estratégias.
Pp. Adaildes Cristina S. de O. Santos
Tipos de jogos:
Jogos de Exercício
A principal característica da ação exercida pela criança no
período sensório motor é a satisfação de suas necessidades. Piaget observou as
condutas das crianças pequenas e delas depreendeu que havia um objetivo na
repetição incessante das mesmas ações: divertir e servir como instrumento de
realização de um prazer em fazer funcionar, exercitar estruturas já aprendidas.
Este tipo de brincadeira dá à criança um sentimento de eficácia e poder.
O jogo de exercício é definido por ele com característico
desta fase sensório-motora. Entretanto, o ser humano não deixa de jogá-lo só
porque cresce e se torna adulto. A cada nova aprendizagem ele volta a utilizar
jogos de exercícios, necessários à formação de esquemas de ação úteis ao seu
desempenho, pois o jogo de exercício não objetiva a aprendizagem em si, mas a
formação de esquemas de ação, de condutas, de automatismo. Por isso, jogá-lo só
é necessário para este fim, pois fica cansativa e enfadonha a repetição de
ações já interiorizadas.
Jogos Simbólicos
Este tipo de jogo predomina dos 2 aos 7 anos de idade, ou
seja, no período pré-operatório de pensamento.
No jogo simbólico a criança já é capaz de encontrar o mesmo
prazer que tinha anteriormente lidando agora com símbolos. É a época do
"faz de conta", da representação, do teatro, das histórias, nas quais
uma coisa simboliza outra: um pedaço de pau "vira" cavalo; vestir uma
capa transforma em super-homem; representar o papel de mãe ao brincar de
bonecas, dentre outros exemplos.
Os jogos simbólicos têm as seguintes características:
Liberdade total de regras (a não ser aquelas criadas pela
própria criança);
Desenvolvimento da imaginação e da fantasia;
Ausência de objetivo ( brincar pelo prazer de brincar);
Ausência de uma lógica da realidade;
Assimilação da realidade ao "eu" (a criança adapta
a realidade a seus desejos. EX: se presencia uma briga entre os pais, vai
brincar de casinha e resolve o conflito por meio dos bonecos.
A criança é capaz deste jogo porque já estruturou sua função
simbólica, ou seja, já produz imagens mentais, já domina a linguagem falada,
que lhe possibilita usar símbolos para substituir os objetos. Quando joga jogos
simbólicos ela tem a possibilidade de vivenciar aspectos da realidade muitas
vezes difíceis de elaborar : a vinda de um irmãozinho, a perda de um genitor, a
mudança da escola...Pode lidar com as situações desejantes ( ser um
super-homem), penosas ( separação dos pais ), com situações do passado,
enfrentar problemas do presente e antecipar conseqüências de ações no futuro.
Jogo de regras
Os jogos de regras são o coroamento da experimentação da
criança com as transformações a que ela chegou quando atingiu a reversibilidade
de pensamento operatório concreto. Neles existe o prazer do exercício, o lúdico
do simbolismo, a alegria do domínio de categorias espaciais e temporais, os
limites que as regras determinam a socialização de condutas que caracteriza a
vida adulta.
Os jogos de regras são segundo Piaget, "a atividade
lúdica do ser socializado".
Um jogo de regras pressupõe uma situação problema, uma
competição por sua resolução e uma premiação advinda desta resolução. As regras
orientam as ações dos competidores, estabelecem seus limites de ação, dispõem
sobre as penalidades e recompensas. Elas são as "leis" do jogo .
Ao jogar jogos de regras as crianças assimilam a necessidade
de cumprimento das leis da sociedade e das leis morais da vida.
Para ser enquadrado como um jogo de regras são necessárias
as seguintes características:
Que haja um objetivo claro a ser alcançado;
Que existam regras dispondo sobre este objetivo;
Que existam intenções opostas dos competidores;
Que haja a possibilidade de cada competidor levantar
estratégias de ação;
Os jogos de regras são necessários para que as convenções
sociais e os valores morais de uma cultura sejam transmitidos a seus membros.
O jogo provoca um conflito interno, a necessidade de buscar
uma saída, e desse conflito o pensamento sai enriquecido, reestruturado e apto
a lidar com novas transformações.
Gostaria de informar que estar postagem pertence a minha publicação deve ser ético indicar a fonte uma vez quando gostamos de uma postagem podemos compartilhar, mas devemos sim oferecer a fonte aqui deixo meu blog http://atividadespedagogicasprofgracilene.blogspot.com.br/ essa postagens foi fruto do meu trabalho com meus alunos, agradeço se a mesma for retirada ou solicito que indique a fonte, obrigada.
ResponderExcluirVenho deixar o link do meu blog e da minha postagem
ResponderExcluirhttp://atividadespedagogicasprofgracilene.blogspot.com.br/2012/07/sujestoes-de-jogos-para-intervencao.html
Parabéns pelo trabalho maravilhoso!!
ResponderExcluirDeus abençõe sua caminhada!!