Pp. Adaildes Cristina Sales de O. Santos
Psicopedagoga Clínica
Muito diferentie do formato da escola do século passado, muitas escolas de hoje têm por princípio estimular a exploração, a investigação e a resolução de problemas desenvolvendo o pensamento crítico e a formação de opinião. Assim o aluno passa a desenvolver papel de protagonista no aprender construindo seu conhecimento uma vez que ao participar ativamente deste processo toda a experimentação vem envolvida de significação e visão do todo promovendo, assim, a aprendizagem.
Outro fator muito importante é que hoje o trabalho em equipe é muito bem visto pela escola e seu formato também não é o mesmo da escola de antes, pois o delegar tarefas, respeitar a opinião do colega, saber ouvir o que o outro tem a dizer são atitudes frequentes tornando o trabalho em grupo muito mais produtivo, participativo e enriquecedor.
Você pode estar se perguntando se toda esta prática se aplica também na Educação Infantil e eu digo que sim e reforço ressaltando que este início da vida acadêmica é fundamental para que a criança se aproprie deste comportamento passando a agir de forma natural. A criança que desde cedo aprende a esperar a sua vez de falar, de jogar de brincar, que aprende a dividir, a emprestar e a pedir emprestado passa a ter uma maior relação com o coletivo diminuindo o egocentrismo e o individualismo.
No meu livro Inteligências na Prática Educativa abordo a diferença entre individual e individualismo em que tratar de forma individual é valorizar cada um como ser único, e ser individualista é a necessidade de se impor incondicionalmente.
Desta forma a criança apren
de a conviver com o outro interagindo, partilhando, colaborando, cooperando, fazendo assim uma conexão entre as pessoas e o mundo que o cerca. Ao desenvolver estas habilidades e competências estará também estimulando sua curiosidade, criatividade, liderança e trabalho em equipe.
Muitas escolas de Educação Infantil com visão inovadora dispõem de recursos tecnológicos e didáticos que despertam no aluno o gosto pela experimentação estimulando todos os sentidos com brinquedos que emitem sons, imagens além de jogos eletrônicos que fascinam as crianças com seu colorido e movimento.
A robótica, por exemplo, é um excelente recurso para se trabalhar todos estes fatores, pois desenvolve a coordenação motora fina estabelecendo uma perfeita sintonia entre mãos e cérebro. A criança a partir dos 2 anos começa a vivenciar uma das mais importantes fases do seu desenvolvimento, pois adquire de forma progressiva a evolução da linguagem e a autonomia motora propiciando o agir e interagir, estabelecendo relações com seus pares, estimulando as primeiras noções de cidadania, construindo assim sua própria visão de mundo.
A criança dos dois anos até os quatro ou cinco anos está na fase do concreto por esta razão é fundamental trabalhar com atividades de encaixar, de montar, empilhar, rasgar, dentre outras, sendo da competência do professor dar intencionalidade às atividades para estimular o desenvolvimento motor-intelectual do aluno. É esta a diferença entre simplesmente espalhar no chão várias peças de lego e trabalhar a Robótica. Não se está sobrecarregando a criança quando se trabalha Robótica na Educação Infantil, mas proporcionando um desenvolvimento psicomotor eficaz e eficiente aproveitando de forma pedagógica todo o potencial que a criança está aflorando.
Para isso é fundamental que o professor esteja preparado para estas intervenções. Este deve estar em constante estado de aprendizagem, atualizando-se e revendo seus conceitos e sua prática pedagógica abrindo seus canais para a utilização de vários recursos, inclusive o tecnológico.
Porém, há escolas que têm como objetivo principal o “encantar os pais” com tantas novidades sem utilizá-las para fins pedagógicos. Isto, ao invés de representar uma escola com visão inovadora tem na verdade uma visão enganadora. É sabido que ainda hoje existem escolas, tanto particulares quanto públicas, que têm excelentes salas de informática que vivem trancadas para que os alunos não estraguem os computadores esquecendo que a escola é um local de aprendizagem e aprender a cuidar do que é de todos também faz parte da pauta de orientação do professor. O mesmo acontece quando o professor usa qualquer recurso sem fins pedagógicos. Não estou querendo dizer com isto que a criança, principalmente na Educação Infantil, não possa ter momentos lúdicos espontâneos sem o direcionamento do professor, como por exemplo, o brincar de faz-de-conta tão importante para o desenvolvimento da imaginação criativa e imitativa permitindo que a criança aprenda a resolver problemas oriundos da vivência cotidiana, mas estou afirmando que nestas oportunidades a observação e atenção do professor têm que ser constantes, pois através destes momentos livres é possível conhecer melhor a personalidade e a potencialidade do aluno, e este conhecer auxiliará o professor em diferentes situações comportamentais e de aprendizagem.
Muitos pais ainda conservam a imagem de que a escola de Educação Infantil é um local sem importância pedagógica onde o filho é deixado somente para ser cuidado e para brincar. É importante que saibam que este brincar é de fundamental importância. É de forma lúdica que a criança evolui e desenvolve suas competências e habilidades fundamentais para respaldar seu desempenho nos diferentes estágios escolares. Muitas vezes, aos olhos dos pais, a variedade de recursos pode passar a impressão de que a criança será “massacrada” na escola. Porém, esta visão não é verdadeira, pois a escola é um local onde tudo que é desenvolvido foi Planejado e que ao ser elaborado é considerada a idade, os objetivos a longo e a curto prazo, a função didático-pedagógica entre outros.
Toda brincadeira promove a evolução da criança principalmente quando há intervenção feita por outras crianças e/ou pelo professor. É por esta razão que a atuação do professor é tão importante neste processo, e também na orientação dos pais para que dêem continuidade a esta prática em seus lares. Pais e professores, também, são tidos como modelos pelas crianças que seguem seus exemplos durante todo o seu desenvolvimento.
Ter consciência desta responsabilidade é fundamental.
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