Objetivo: Desenvolver a percepção da linguagem escrita; promover a associação da palavra com a figura. Este jogo é direcionado à crianças que já perceberam que cada sílaba representa um som e necessitam superar essa hipótese, de modo a entender que cada letra representa um som. No caso do deficiente auditivo, o professor poderá trabalhar a alfabetização em libras.
Materiais necessários :Caixinhas de fósforo; figuras pequenas; recortes com as sílabas.
...
Você irá encapar as caixinhas de fósforo (ou qualquer outro objeto similar). Cole na superfície da caixinha o desenho de alguma fruta, objeto ou animal, por exemplo, e coloque dentro da caixinha as sílabas que formam o nome da figura.
Número de Participantes: Toda a turma, que pode ser dividida em duplas.
Modo de jogar: As crianças escolhem três caixinhas cada dupla e devem ordenar as sílabas de modo que formem o nome da figura. Depois devem registrar no papel a palavra formada.
Duração: Essas atividades podem ser feita durante o processo de alfabetização.
É preciso que a criança já tenha iniciado a percepção de que a escrita representa os sons da fala.
Estratégias e recursos da aula
Recomendo que a atividade seja feita em dupla. Fazendo a atividade com o colega, as crianças poderão trocar hipóteses sobre a escrita das palavras, o que possibilitará maior avanço no processo de alfabetização. É também uma forma de inclusão do aluno deficiente auditivo ao grupo. Ele estará se interagindo melhor com os colegas.
Avaliação
Com essas atividades, as crianças deverão perceber que cada letra do sistema alfabético representa um fonema.
Número de Participantes: Toda a turma, que pode ser dividida em duplas.
Modo de jogar: As crianças escolhem três caixinhas cada dupla e devem ordenar as sílabas de modo que formem o nome da figura. Depois devem registrar no papel a palavra formada.
Duração: Essas atividades podem ser feita durante o processo de alfabetização.
É preciso que a criança já tenha iniciado a percepção de que a escrita representa os sons da fala.
Estratégias e recursos da aula
Recomendo que a atividade seja feita em dupla. Fazendo a atividade com o colega, as crianças poderão trocar hipóteses sobre a escrita das palavras, o que possibilitará maior avanço no processo de alfabetização. É também uma forma de inclusão do aluno deficiente auditivo ao grupo. Ele estará se interagindo melhor com os colegas.
Avaliação
Com essas atividades, as crianças deverão perceber que cada letra do sistema alfabético representa um fonema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário