Pp. Adaildes Cristina Santos
Psicopedagoga Clínica e Hospitalar
O psicopedagogo não tem como meta principal a
melhora do rendimento, mas por trabalhar pela transformação e conscientização
do sujeito acaba promovendo também essa melhoria.
A dificuldade de aprendizagem é vista
na psicopedagogia como um indicador de problemas que podem estar acontecendo em
várias dimensões da vida daquele? aluno? (sujeito). São elas:
Cognitiva? Conhecimento.
Afetiva? Emocional.
Social? Relacionamento.
Biológica ? Funcional.
Essas
quatro dimensões se inter-relacionam e interferem umas nas outras promovendo ou
não as dificuldades de aprendizagem, como resposta de que algo não vai bem.
A
intervenção psicopedagógica vai exatamente atuar no sujeito e não no aluno,
para que ele possa se estruturar, conhecer a si mesmo e mobilizar-se
internamente para a aprendizagem e para a vida.
A
afetividade e confiança na relação psicopedagogo/sujeito gera prazer em
aprender e possibilita o desenvolvimento de habilidades para lidar com
frustrações e conflitos.
Para
cada causa associada ou isolada, existem intervenções específicas. Trabalha-se?
como? ele aprende e não com o? porque? ele não aprende. Atuando no? como?, o psicopedagogo descobre
habilidades que ele já possui e através da valorização dessas habilidades,
sugere caminhos menos conhecidos e maneiras diferentes que as da escola,
facilitando o raciocínio, a descoberta, o entendimento e, por conseguinte a
aprendizagem.
E
nesse aspecto, afirma-se que o treino sobre o sintoma, não promove a
aprendizagem.
O rendimento pode até momentaneamente melhorar, mas
o sujeito fica escondido atrás dos seus problemas e não aprende a lidar com
suas? frustrações? voltando a apresentar dificuldades.
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