sexta-feira, 27 de abril de 2012

Pressões sofridas no trabalho podem prejudicar relações sociais e afetivas


Se prazos curtos, jornada excessiva e atitudes hostis de colegas fazem parte do seu dia a dia no trabalho, é muito provável que esses fatores não afetem somente você. Segundo estudo da Universidade Baylor, no Texas, publicado no Journal of Organizational Behavior, a onda de estresse pode atingir seus amigos, parentes, parceiros amorosos e até mesmo quem trabalha com eles.


A psicóloga Merideth Ferguson entrevistou ao longo de várias semanas profissionais de diferentes áreas e as pessoas que viviam com eles. Ela observou que relatos de conflitos conjugais, por exemplo, eram mais frequentes entre os parceiros de funcionários que diziam ser tratados de forma indelicada pelo chefe ou colegas – fator que se mostrou mais relacionado ao estresse que a carga horária excessiva ou a pressão para o cumprimento de metas.  
“O estresse ligado ao trabalho pode se manifestar em oscilações de humor, distúrbio do sono, dores de cabeça e problemas digestivos. Considerando esses sintomas, é de imaginar que seja difícil separar as tensões profissionais da vida pessoal”, diz Merideth. Para a pesquisadora, a maneira pela qual cada um lida com exigências e frustrações torna as pessoas mais ou menos propensas a propagar a rede de estresse. “Encontrar meios de relaxar regularmente e ficar atento aos próprios pensamentos – identificando, por exemplo, quando um sentimento relativo ao trabalho serve como gatilho para discussão com o namorado ou a namorada – pode ajudar a conter a 'onda' do estresse”, observa.

Fonte: Revista Mente e Cérebro

Nenhum comentário:

Postar um comentário