domingo, 15 de julho de 2012

Como o professor pode ajudar no tratamento do TDAH?



Pp. Adaildes Cristina S. de O. Santos
Psicopedagoga Clínica e Hospitalar.

É comum os professores perguntarem: se o TDAH é uma doença, porque o professor teria responsabilidade sobre o tratamento? Como contribuir para a melhora da criança?

Como descrito, o TDAH não é um transtorno que afeta apenas o comportamento da criança. Na medida em que afeta também a capacidade para a aprendizagem, a escola precisa assumir o importante papel de organizar os processos de ensino de forma a favorecer ao máximo a aprendizagem. Para tal, é necessário que direção, coordenações, equipe técnica  e  professores  se  unam  para  planejar  e  implementar  as  técnicas e estratégias de ensino que melhor atenalunos que se encontram sob sua responsabilidade. 


O mais importante  é  o  professor  conhecer o TDAH e  reconhecer que  essas  crianças  necessitam de ajuda. Além disso, utilizar  estratégias  que  possam ajudá-las  no  aprendizado
também  é  fundamental  para o  tratamento  dos  portadores de TDAH.
A  seguir  apresentamos  algumas  estratégias  para  o manejo  de crianças  com  TDAH  no  dia-a-dia  da  escola.  Essas  estratégias  fazem parte de um programa de treinamento de manejo comportamental para professores  e  outros  proissionais  da  área  de  educação,  desenvolvido pela Equipe do Projeto Inclusão Sustentável (PROIS).

Recebendo e acolhendo o aluno

 •  Identiique quais os talentos que seu aluno possui. Estimule,aprove, encoraje e ajude no desenvolvimento deste.
•  Elogie sempre que possível e minimize ao máximo evidenciar os fracassos.
•  O prejuízo à auto-estima freqüentemente é o aspecto mais devastador para o TDAH.
•  O prazer está diretamente relacionado à capacidade de aprender. Seja criativo e afetivo buscando estratégias que estimulem o interesse do aluno para que este encontre prazer na sala de aula.
•  Solicite  ajuda  sempre  que  necessário.  Lembre-se  que  o  aluno  com TDAH conta com proissionais especializados neste transtorno.
•  Evite o estigma conversando com seus alunos sobre as necessidades especíicas de cada um, com transtorno ou não.

Organizando o espaço – Monitorando o Processo
•  A rotina e organização são elementos fundamentais para o desenvolvimento do alunos,  principalmente para os portadores de TDAH.  A organização externa irá reletir diretamente em uma maior organização
interna. Assim, alertas e lembretes serão de extrema valia.
•  Quanto mais próximo de você e mais distante de estímulos distratores, maior benefício ele poderá alcançar.
•  Estabeleça  combinados.  Estes  precisam ser  claros  e  diretos. Lembre-se  que  ele  se tornará mais seguro se souber o que se espera dele.
•  Deixe  claras  as  regras e  os  limites  inclusive prevendo  conseqüências ao descumprimento destes. Seja seguro e irme na aplicação das punições quando necessárias, optando por uma modalidade educati-va, por exemplo, em situações de briga no parque, afaste-o do conlito porém mantenha-o no ambiente para que ele possa observar como seus pares interagem.
•  Avalie diariamente com seu aluno o seu comportamento e desempenho estimulando a auto-avaliação.
•  Informe  freqüentemente  os  progressos  alcançados  por  seu aluno,buscando estimular avanços ainda maiores.
•  Dê ênfase a tudo o que é permitido e valorize cada ação dessa natureza.
•  Ajude seu aluno a descobrir por si próprio as estratégias mais funcionais.
•  Estimule que seu aluno peça ajuda e dê auxílios apenas quando necessário.
Procedimentos facilitadores
•  Estabeleça contato visual sempre que possível, isto possibilitará uma maior sustentação da atenção.
•  Proponha  uma  programação  diária  e  tente  cumpri-la.  Se  possível, além de falar coloque-a no quadro. Em caso de mudanças ou situações que fogem a rotina, comunique o mais previamente possível.
•  A  repetição é um  forte aliado na busca pelo melhor desempenho do aluno.
•  Estimule o desenvolvimento de técnicas que auxiliem a memorização. Use listas, rimas, músicas, etc.
•  Determine intervalos entre as tarefas como forma de recompensa pelo esforço feito. Esta medida poderá aumentar o tempo da atenção concentrada e redução da impulsividade.
•  Combine saídas de sala estratégicas e assegure o retorno. Para tanto, conte com o pessoal de apoio da escola.
•  Monitore  o  grau  de  estimulação  proporcionado  por  cada  atividade.Lembre-se que muitas  vezes o aluno  com TDAH pode alcançar um grau de excitabilidade maior do que o previsto por você, criando situ-
ações de difícil controle.
•  Adote  um  sistema  de  pontuação.  Incentivos  e  recompensas,  em geral,alcançam bons resultados.

Integrando ao grupo
•  A  integração ao grupo será um fator  de  crescimento.  Esteja atento ao grau de aceitação da turma em relação a este aluno.
•  Identiique  possíveis  parceiros de trabalho. Grandes conquistas podem  ser  obtidas  através  do contato com os pares.
•  Sua capacidade de liderança, improviso e criatividade são ferramentas  que  podem  auxiliar  no  nivelamento  da  atenção  do  grupo  e  em especial do aluno com TDAH. Use o humor sempre que possível.

Realizando tarefas, testes e provas
•  As instruções devem ser simples. Tente evitar mais de uma consigna por questão.
•  Destaque palavras-chaves fazendo uso de cores, sublinhado ou negrito.
•  Estimule  o  aluno  destacar  e  sublinhar  as  informações  importantes contidas nos textos e enunciados.
•  Evite atividades longas, subdividindo-as em tarefas menores.Reduza o sentimento de “eu nunca serei capaz de fazer isso”.
•  Mescle tarefas com maior grau de exigência com as de menor.
•  Incentive a leitura e compreensão por tópicos.
•  Utilize procedimentos alternativos como testes orais, uso do computador, máquina de calcular, dentre outros.
•  Estimule a prática de  fazer  resumos.  Isto  facilita a estruturação das idéias e ixação do conteúdo.
•  Oriente o aluno a  como  responder provas de múltiplas escolhas ou abertas.
•  Estenda o tempo para a execução de tarefas, testes e provas.
•  A agenda pode contribuir na organização do aluno e na comunicação entre escola e família.
•  Incentive a revisão das tarefas e provas.

Contato com a família, deveres e trabalhos em casa
•  Mantenha constante contato com a família. Tente utilizar as informações fornecidas por ela com o objetivo de compreender o seu aluno melhor.
•  Procure nesses encontros enfatizar os ganhos e não apenas pontuar as diiculdades.
•  Evite chamá-los apenas quando há problemas.
•  Ajude seu aluno a fazer um cronograma de tarefas e estudos de casa. Isto poderá contribuir para minimizar a tendência a deixar tudo para depois.
•  Tente anunciar previamente os temas e familiarizar o aluno com situações que posteriormente serão vivenciadas.
•  Estimule a atividade física.

Um comentário:

  1. Ótimo texto me auxiliará muito em meu artigo. Como faço pra ter acesso direto aos seus post.Quanto mais informações melhor. Obrigada.lima_daise@yahoo.com.br

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