Pp. Adaildes Cristina S. de O. Santos
Psicopedagoga Clínica e Hospitalar.
É comum os professores perguntarem: se o TDAH é uma doença, porque o professor teria responsabilidade sobre o tratamento? Como contribuir para a melhora da criança?
Como descrito, o TDAH não é um transtorno que afeta apenas o comportamento da criança. Na medida em que afeta também a capacidade para a aprendizagem, a escola precisa assumir o importante papel de organizar os processos de ensino de forma a favorecer ao máximo a aprendizagem. Para tal, é necessário que direção, coordenações, equipe técnica e professores se unam para planejar e implementar as técnicas e estratégias de ensino que melhor atenalunos que se encontram sob sua responsabilidade.
O mais importante é o professor conhecer o TDAH e reconhecer que essas crianças necessitam de ajuda. Além disso, utilizar estratégias que possam ajudá-las no aprendizado
também é fundamental para o tratamento dos portadores de TDAH.
A seguir apresentamos algumas estratégias para o manejo de crianças com TDAH no dia-a-dia da escola. Essas estratégias fazem parte de um programa de treinamento de manejo comportamental para professores e outros proissionais da área de educação, desenvolvido pela Equipe do Projeto Inclusão Sustentável (PROIS).
Recebendo e acolhendo o aluno
• Identiique quais os talentos que seu aluno possui. Estimule,aprove, encoraje e ajude no desenvolvimento deste.
• Elogie sempre que possível e minimize ao máximo evidenciar os fracassos.
• O prejuízo à auto-estima freqüentemente é o aspecto mais devastador para o TDAH.
• O prazer está diretamente relacionado à capacidade de aprender. Seja criativo e afetivo buscando estratégias que estimulem o interesse do aluno para que este encontre prazer na sala de aula.
• Solicite ajuda sempre que necessário. Lembre-se que o aluno com TDAH conta com proissionais especializados neste transtorno.
• Evite o estigma conversando com seus alunos sobre as necessidades especíicas de cada um, com transtorno ou não.
Organizando o espaço – Monitorando o Processo
• A rotina e organização são elementos fundamentais para o desenvolvimento do alunos, principalmente para os portadores de TDAH. A organização externa irá reletir diretamente em uma maior organização
interna. Assim, alertas e lembretes serão de extrema valia.
• Quanto mais próximo de você e mais distante de estímulos distratores, maior benefício ele poderá alcançar.
• Estabeleça combinados. Estes precisam ser claros e diretos. Lembre-se que ele se tornará mais seguro se souber o que se espera dele.
• Deixe claras as regras e os limites inclusive prevendo conseqüências ao descumprimento destes. Seja seguro e irme na aplicação das punições quando necessárias, optando por uma modalidade educati-va, por exemplo, em situações de briga no parque, afaste-o do conlito porém mantenha-o no ambiente para que ele possa observar como seus pares interagem.
• Avalie diariamente com seu aluno o seu comportamento e desempenho estimulando a auto-avaliação.
• Informe freqüentemente os progressos alcançados por seu aluno,buscando estimular avanços ainda maiores.
• Dê ênfase a tudo o que é permitido e valorize cada ação dessa natureza.
• Ajude seu aluno a descobrir por si próprio as estratégias mais funcionais.
• Estimule que seu aluno peça ajuda e dê auxílios apenas quando necessário.
Procedimentos facilitadores
• Estabeleça contato visual sempre que possível, isto possibilitará uma maior sustentação da atenção.
• Proponha uma programação diária e tente cumpri-la. Se possível, além de falar coloque-a no quadro. Em caso de mudanças ou situações que fogem a rotina, comunique o mais previamente possível.
• A repetição é um forte aliado na busca pelo melhor desempenho do aluno.
• Estimule o desenvolvimento de técnicas que auxiliem a memorização. Use listas, rimas, músicas, etc.
• Determine intervalos entre as tarefas como forma de recompensa pelo esforço feito. Esta medida poderá aumentar o tempo da atenção concentrada e redução da impulsividade.
• Combine saídas de sala estratégicas e assegure o retorno. Para tanto, conte com o pessoal de apoio da escola.
• Monitore o grau de estimulação proporcionado por cada atividade.Lembre-se que muitas vezes o aluno com TDAH pode alcançar um grau de excitabilidade maior do que o previsto por você, criando situ-
ações de difícil controle.
• Adote um sistema de pontuação. Incentivos e recompensas, em geral,alcançam bons resultados.
Integrando ao grupo
• A integração ao grupo será um fator de crescimento. Esteja atento ao grau de aceitação da turma em relação a este aluno.
• Identiique possíveis parceiros de trabalho. Grandes conquistas podem ser obtidas através do contato com os pares.
• Sua capacidade de liderança, improviso e criatividade são ferramentas que podem auxiliar no nivelamento da atenção do grupo e em especial do aluno com TDAH. Use o humor sempre que possível.
Realizando tarefas, testes e provas
• As instruções devem ser simples. Tente evitar mais de uma consigna por questão.
• Destaque palavras-chaves fazendo uso de cores, sublinhado ou negrito.
• Estimule o aluno destacar e sublinhar as informações importantes contidas nos textos e enunciados.
• Evite atividades longas, subdividindo-as em tarefas menores.Reduza o sentimento de “eu nunca serei capaz de fazer isso”.
• Mescle tarefas com maior grau de exigência com as de menor.
• Incentive a leitura e compreensão por tópicos.
• Utilize procedimentos alternativos como testes orais, uso do computador, máquina de calcular, dentre outros.
• Estimule a prática de fazer resumos. Isto facilita a estruturação das idéias e ixação do conteúdo.
• Oriente o aluno a como responder provas de múltiplas escolhas ou abertas.
• Estenda o tempo para a execução de tarefas, testes e provas.
• A agenda pode contribuir na organização do aluno e na comunicação entre escola e família.
• Incentive a revisão das tarefas e provas.
Contato com a família, deveres e trabalhos em casa
• Mantenha constante contato com a família. Tente utilizar as informações fornecidas por ela com o objetivo de compreender o seu aluno melhor.
• Procure nesses encontros enfatizar os ganhos e não apenas pontuar as diiculdades.
• Evite chamá-los apenas quando há problemas.
• Ajude seu aluno a fazer um cronograma de tarefas e estudos de casa. Isto poderá contribuir para minimizar a tendência a deixar tudo para depois.
• Tente anunciar previamente os temas e familiarizar o aluno com situações que posteriormente serão vivenciadas.
• Estimule a atividade física.
Ótimo texto me auxiliará muito em meu artigo. Como faço pra ter acesso direto aos seus post.Quanto mais informações melhor. Obrigada.lima_daise@yahoo.com.br
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