quarta-feira, 21 de março de 2012

21 MARÇO DIA MUNDIAL DA SÍNDROME DE DOWN‏




Síndrome de Down:  uma lição de vida A Síndrome Down é a mais conhecida alteração  genética  humana,  ocorrendo  a  cada  700 nascimentos. Apesar de ser conhecida há mui to tempo, a sua causa foi esclarecida somente em  1959  pelo  geneticista  francês  Jerome  Le jeune, como devida a excesso de material Ge nético do cromossomo 21, sendo por isso também denominada Trissomia 21. 

O Dia Internacional da Síndrome Down, foi instituído em 21 de março de 2006, pela associação Down Syndrome  International, em  alusão aos  três cromossomos 21 presentes nas pessoas com esta síndrome, em março, o terceiro mês do ano.
 A Trissomia 21, também conhecida como Síndrome de Dawn, é uma patologia que surge de um acaso que não se pode prever ou evitar, embora conste que, quanto mais idade tiver uma mulher grávida, maior é a probabilidade de ter um bebé com esta patologia. Resulta de uma cromossomopatia, ou seja, todos nós somos constituídos por vários cromossomas que, no caso da Trissomia 21, em vez de termos os pares normais de cromossomas, o par "21" tem um cromossoma extra.

Quais as principais características de uma pessoa portadora de Trissomia 21?
  • Tem olhos amendoados;
  • As mãos são mais quadradas e os dedos mais curtos;
  • Começa a andar mais tarde;
  • Começa a falar mais tarde e tem dificuldade a nível da linguagem;
  • Pode ter problemas de saúde a nível cardiovascular, trânsito intestinal, audição, visão, dermatologia e estomatologia;
  • É muito simpática, amigável e bondosa;
  • Ao contrário do que muitos pensam, consegue aprender a ler e escrever, pode ser um excelente atleta, e consegue trabalhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário