Pp.Adaildes Cristina S. de O. Santos
Psicopedagoga Clínica e Hospitalar
O que é?
Autismo é uma desordem na qual uma criança jovem não pode
desenvolver relações sociais normais, se comporta de modo compulsivo e
ritualista, e geralmente não desenvolve inteligência normal.
O autismo é uma patologia diferente do retardo mental ou da
lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo também tenham essas doenças.
Sinais de autismo normalmente aparecem no primeiro ano de
vida e sempre antes dos três anos de idade. A desordem é duas a quatro vezes
mais comum em meninos do que em meninas.
Causas
A causa do autismo não é conhecida. Estudos de gêmeos
idênticos indicam que a desordem pode ser, em parte, genética, porque tende a
acontecer em ambos os gêmeos se acontecer em um. Embora a maioria dos casos não
tenha nenhuma causa óbvia, alguns podem estar relacionados a uma infecção viral
(por exemplo, rubéola congênita ou doença de inclusão citomegálica),
fenilcetonúria (uma deficiência herdada de enzima), ou a síndrome do X frágil
(uma dosagem cromossômica).
Sintomas e diagnóstico
Uma criança autista prefere estar só, não forma relações
pessoais íntimas, não abraça, evita contato de olho, resiste às mudanças, é
excessivamente presa a objetos familiares e repete continuamente certos atos e
rituais. A criança pode começar a falar depois de outras crianças da mesma
idade, pode usar o idioma de um modo estranho, ou pode não conseguir - por não
poder ou não querer - falar nada. Quando falamos com a criança, ela
freqüentemente tem dificuldade em entender o que foi dito. Ela pode repetir as
palavras que são ditas a ela (ecolalia) e inverter o uso normal de pronomes,
principalmente usando o tu em vez de eu ou mim ao se referir a si própria.
Sintomas de autismo em uma criança levam o médico ao
diagnóstico, que é feito através da observação. Embora nenhum teste específico
para autismo esteja disponível, o médico pode executar certos testes para
procurar outras causas de desordem cerebral.
A maioria das crianças autistas tem desempenho intelectual
desigual, assim, testar a inteligência não é uma tarefa simples. Pode ser
necessário repetir os testes várias vezes. Crianças autistas normalmente se saem
melhor nos itens de desempenho (habilidades motoras e espaciais) do que nos
itens verbais durante testes padrão de Q.I. Acredita-se que aproximadamente 70
por cento das crianças com autismo têm algum grau de retardamento mental (Q.I.
menor do que 70).
Entre 20 e 40 por cento das crianças autistas, especialmente
aquelas com um Q.I. abaixo de 50, começam a ter convulsões antes da
adolescência.
Algumas crianças autistas apresentam aumento dos ventrículos
cerebrais que podem ser vistos na tomografia cerebral computadorizada. Em
adultos com autismo, as imagens da ressonância magnética podem mostrar
anormalidades cerebrais adicionais.
Uma variante do autismo, às vezes chamada de desordem
desenvolvimental pervasiva de início na infância ou autismo atípico,
pode ter início mais tardio, até os 12 anos de idade. Assim como a criança com
autismo de início precoce, a criança com autismo atípico não desenvolve
relacionamentos sociais normais e freqüentemente apresenta maneirismos bizarros
e padrões anormais de fala. Essas crianças também podem ter síndrome de
Tourette, doença obsessivo-compulsiva ou hiperatividade.
Assim, pode ser muito difícil para o médico diferenciar entre
essas condições.
Prognóstico e tratamento
Os sintomas de autismo geralmente persistem ao longo de toda
a vida.
Muitos especialistas acreditam que o prognóstico é fortemente
relacionado a quanto idioma utilizável a criança adquiriu até os sete anos de
idade. Crianças autistas com inteligência subnormal - por exemplo, aquelas com
Q.I. abaixo de 50 em testes padrão - provavelmente irão precisar de cuidado
institucional em tempo integral quando adultos.
Crianças autistas na faixa de Q.I. próximo ao normal ou mais
alto, freqüentemente se beneficiam de psicoterapia e educação especial.
Fonoterapia é iniciada precocemente bem como a terapia
ocupacional e a fisioterapia.
A linguagem dos sinais às vezes é utilizada para a
comunicação com crianças mudas, embora seus benefícios sejam desconhecidos.
Terapia comportamental pode ajudar crianças severamente autistas a se
controlarem em casa e na escola. Essa terapia é útil quando uma criança autista
testar a paciência de até mesmo os pais mais amorosos e os professores mais
dedicados.
Lista de Checagem do Autismo
A lista serve como orientação para o diagnóstico. Como regra
os indivíduos com autismo apresentam pelo menos 50% das características
relacionadas. Os sintomas podem variar de intensidade ou com a idade.
Dificuldade em juntar-se com outras pessoas, | |
Insistência com gestos idênticos, resistência a mudar de rotina, | |
Risos e sorrisos inapropriados, | |
Não temer os perigos, | |
Pouco contato visual, | |
Pequena resposta aos métodos normais de ensino, | |
Brinquedos muitas vezes interrompidos, | |
Aparente insensibilidade à dor, | |
Ecolalia (repetição de palavras ou frases), | |
Preferência por estar só; conduta reservada, | |
Pode não querer abraços de carinho ou pode aconchegar-se carinhosamente, | |
Faz girar os objetos, | |
Hiper ou hipo atividade física, | |
Aparenta angústia sem razão aparente, | |
Não responde às ordens verbais; atua como se fosse surdo, | |
Apego inapropriado a objetos, | |
Habilidades motoras e atividades motoras finas desiguais, e | |
Dificuldade em expressar suas necessidades; emprega gestos ou sinais para os objetos em vez de usar palavras. |
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