A Psicopedagogia é um campo de conhecimento e atuação em Saúde e Educação que
lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos,
considerando a influência do meio - família, escola e sociedade - no seu
desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios.
Segundo BOSSA (2000, p. 21), a Psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana,
que adveio de uma demanda - o problema de aprendizagem, colocado num território
pouco explorado, situado além dos limites da Psicologia e da própria Pedagogia
- e evoluiu devido à existência de recursos, ainda que embrionários, para
atender essa demanda, constituindo-se, assim, numa prática.
A Psicopedagogia vem criando identidade e campo de atuação próprios, que estão
sendo organizados e estruturados especialmente pela Associação Brasileira de
Psicopedagogia (ABPp).
KIGUEL (1987, p. 25) ressalta que a Psicopedagogia encontra-se em fase de
organização de um corpo teórico específico, visando à integração das ciências
pedagógicas, psicológica, fonoaudiológica, neuropsicológica e psicolingüística
para uma compreensão mais integradora do fenômeno da aprendizagem humana.
O objeto de estudo deste campo do conhecimento é a aprendizagem humana e seus
padrões evolutivos normais e patológicos.
É necessário comentar que a Psicopedagogia é comumente conhecida como aquela
que atende crianças com dificuldades de aprendizagem. É notório o fato de que
as dificuldades, distúrbios ou patologias podem aparecer em qualquer momento da
vida e, portanto, a Psicopedagogia não faz distinção de idade ou sexo para o
atendimento.
Atualmente, a Psicopedagogia vem se firmando no mundo do trabalho e se
estabelecendo como profissão.
O Projeto de Lei 3.124/97 do Deputado Barbosa Neto que prevê a regulamentação
da profissão de Psicopedagogo e que cria o Conselho Federal e os Conselhos
Regionais de Psicopedagogia, está em tramitação na Câmara dos Deputados em
Brasília na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
A regulamentação da profissão ocorrerá para o nível de especialização e o
projeto já foi aprovado na Comissão do Trabalho e na Comissão de Educação,
Cultura e Desporto.
SOBRE A PSICOPEDAGOGIA
Historicamente, segundo BOSSA (2000, p. 36) os primórdios da Psicopedagogia
ocorreram na Europa, ainda no século XIX, evidenciada pela preocupação com os
problemas de aprendizagem na área médica.
Acreditava-se na época, que os comprometimentos na área escolar eram
provenientes de causas orgânicas, pois procurava-se identificar no físico as
determinantes das dificuldades do aprendente. Com isto, constituiu-se um
caráter orgânico da Psicopedagogia.
De acordo com BOSSA (2000, p. 48), a crença de que os problemas de aprendizagem
eram causados por fatores orgânicos perdurou por muitos anos e determinou a
forma do tratamento dada à questão do fracasso escolar até bem recentemente.
Nas décadas de 40 a 60, na França, ação do pedagogo era vinculada à do médico.
No ano de 1946, em Paris foi criado o primeiro centro psicopedagógico. O
trabalho cooperativo entre médico e pedagogo era destinado a crianças com
problemas escolares, ou de comportamento e eram definidas como aquelas que
apresentavam doenças crônicas com diabetes, tuberculose, cegueira, surdez ou
problemas motores. A denominação "Psicopedagógico" foi escolhida, em
detrimento de "Médico Pedagógico", porque acreditava-se que os pais
enviariam seus filhos com mais facilidade.
Em decorrência de novas descobertas científicas e movimentos sociais, a
Psicopedagogia sofreu muitas influências.
Em 1958, no Brasil surge o Serviço de Orientação Psicopedagógica da Escola
Guatemala, na Guanabara (Escola Experimental do INEP - Instituto de Estudos e
Pesquisas Educacionais do MEC). O objetivo era melhorar a relação
professor-aluno.
Nas décadas de 50 e 60 a categoria profissional dos psicopedagogos organizou-se
no país, com a divulgação da abordagem psico-neurológica do desenvolvimento
humano.
Atualmente novas abordagens teóricas sobre o desenvolvimento e a aprendizagem
bem como inúmeras pesquisas sobre os fatores intra e extra-escolares na
determinação do fracasso escolar contribuíram para uma nova visão mais crítica
e abrangente.
CAMPO DE ATUAÇÃO
O campo de atuação está se ampliando, pois o que inicialmente caracterizava-se
somente no aspecto clínico, hoje pode ser aplicado no segmento escolar,
conhecida como Institucional, em segmentos hospitalares, empresariais e em
organizações que aconteçam a gestão de pessoas.
A Psicopedagogia Clínica tem como missão, retirar as pessoas da sua condição
inadequada de aprendizagem, dotando-as de sentimentos de alta auto-estima,
fazendo-as perceber suas potencialidades, recuperando desta forma, seus
processos internos de apreensão de uma realidade, nos aspectos: cognitivo,
afetivo-emocional e de conteúdos acadêmicos.
O aspecto clínico é realizado em Centros de Atendimento ou Clínicas
Psicopedagógicas e as atividades ocorrem geralmente de forma individual.
O aspecto institucional, como já mencionado, acontecerá em organizações e está
mais voltada para a prevenção dos insucessos interpessoais e de aprendizagem e
à manutenção de um ambiente harmonioso, se bem que muitas vezes, deve-se
considerar a prática terapêutica nas organizações como necessária.
É possível perceber que a Psicopedagogia também tem papel importante em um novo
momento educacional que é a inserção e manutenção dos alunos com necessidades
educativas especiais (NEE) no ensino regular, comumente chamada inclusão.
Entende-se que colocar o aluno com NEE em sala de aula e não criar estratégias
para a sua permanência e sucesso escolar, inviabiliza todo o movimento nas
escolas. Faz-se premente a necessidade de um acompanhamento e estimulação dos
alunos com NEE para que as suas aprendizagens sejam efetivas.
ÉTICA PROFISSIONAL
Os psicopedagogos devem seguir certos princípios éticos que estão condensados
no Código de Ética, devidamente aprovado pela Associação Brasileira de
Psicopedagogia, no ano de 1996.
O Código de Ética regulamenta as seguintes situações:
· os princípios da Psicopedagogia;
· as responsabilidades dos psicopedagogos;
· as relações com outras profissões;
· o sigilo;
· as publicações científicas;
· a publicidade profissional;
· os honorários;
· as relações com a educação e saúde;
· a observância e cumprimento do código de ética; e
· as disposições gerais.
O PSICOPEDAGOGO CLÍNICO
É o profissional que atuará no aspecto clínico (terapêutico)
No aspecto clínico, o trabalho do psicopedagogo se constitui em:
· Avaliar e diagnosticar as condições da aprendizagem, identificando as áreas
de competência e de insucesso do aprendente; De acordo com BOSSA (2000, p.102),
em geral, no diagnóstico clínico, ademais de entrevistas e anamnese,
utilizam-se provas psicomotoras, provas de linguagem, provas de nível mental,
provas pedagógicas, provas de percepção, provas projetivas e outras, conforme o
referencial teórico adotado pelo profissional.
· Realizar devolutivas para os pais ou responsáveis, para a escola e para o
aprendente;
· Atender o aprendente, estabelecendo um processo corretor[ii] psicopedagógico
com o objetivo de superar as dificuldades encontradas na avaliação;
· Orientar os pais quanto a suas atitudes para com seus filhos, bem como
professores para com seus alunos;
· Pesquisar e conhecer a etiologia ou a patologia do aprendente, com
profundidade.
O psicopedagogo deve ser um profissional que tem conhecimentos
multidisciplinares, pois em um processo de avaliação diagnóstica, é necessário
estabelecer e interpretar dados em várias áreas, dentre elas: auditiva e
visual, motora, intelectual, cognitiva, acadêmica e emocional. O conhecimento
dessas áreas fará com que o profissional compreenda o quadro diagnóstico do
aprendente e favorecerá a escolha da metodologia mais adequada, ou seja, o
processo corretor, com vistas à superação das inadequações do aprendente.
É necessário ressaltar também que a atualização profissional é imperiosa, uma
vez que trabalhando com tantas áreas, a descoberta e a produção do conhecimento
é bastante rápida.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARBOSA, Laura Mont Serrat. O projeto de trabalho - uma forma de atuação
psicopedagógica. Curitiba, Paraná: Gráfica Arins, 1999.
BOSSA, Nadia A. A Psicopedagogia no Brasil. Porto Alegre, Rio Grande do Sul:
Artes Médicas Sul, 2000.
FAGALI, Eloísa Quadros. VALE, Zélia Del Rio do. Psicopedagogia Institucional
Aplicada. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1993.
SCOZ, Beatriz. Psicopedagogia e Realidade Escolar. Petrópolis, Rio de Janeiro:
Vozes, 1994.
SCOZ, Beatriz. RUBISTEIN, Edith. ROSSA, Eunice Maria Muniz. BARONE, Leda Maria
Codeço. Psicopedagogia - o caráter interdisciplinar na formação e atuação
profissional. Porto Alegre: Rio Grande do Sul: Artes Médicas, 1987.
VISCA, Jorge. Clínica Psicopedagógica. Porto Alegre, Rio Grande do Sul: Artes
Médicas, 1987. [i] A
devolutiva é a transmissão do resultado encontrado no processo de avaliação
psicopedagógica.
[ii] Segundo Visca (1987), o processo corretor é o conjunto de operações
clínicas através do qual se facilitam o aparecimento e a estabilização de
condutas.
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