O TDAHI é um transtorno complexo que envolve
dificuldades em sustentar o foco,
em organização, motivação, modulação emocional, memória e outras funções do sistema
de gerenciamento do
cérebro.
A atenção é uma função
incrivelmente complexa e multifacetada da mente. Ela desempenha um papel crucial naquilo
que percebemos, relembramos,
pensamos, sentimos e fazemos. E não é somente uma atividade isolada do cérebro.
O processo contínuo da atenção envolve organização e o estabelecimento de prioridades, foco e mudança de foco, regulação do sentido de alerta, esforço sustentado e regulação da velocidade de processamento da mente e output.
Envolve também
a administração da frustração e de
outras emoções, recuperação de
fatos, usando a memória de curto prazo, monitoramento e auto-regulação das ações.
As funções executivas descrevem o sistema de
gerenciamento do cérebro e estão
localizadas no lobo pré-frontal. As funções executivas são descritas em seis grupos
distintos:
• ATIVAÇÃO:
organização, priorização e ativação para
trabalhar;
• FOCO: focando, sustentando e desviando a atenção
às
tarefas;
• ESFORÇO: regulando o estado de alerta, o
esforço
sustentado e a velocidade
do processamento;
• EMOÇÃO:
administrando frustrações e modulando
emoções;
• MEMÓRIA: utilizando memória de trabalho e
acessando
informações;
• AÇÃO: monitoramento e auto-regulação das
ações.
A maioria das pessoas com TDAHI exibiu dificuldades crônicas significativas em pelo menos alguns aspectos de cada um desses seis grupos. Muitos indivíduos com TDAHI adiam cronicamente o início das tarefas até que se deparam com pressões imediatas de um prazo de entrega. A dificuldade para iniciar, manter o foco e concluir uma tarefa são percebidas a todo instante e a cada nova tarefa apresentada. O estabelecimento de uma rotina de trabalho facilita a organização e determina os hábitos que vão sendo incorporados aos poucos.
Para estimular esta inabilidade e preparar gradativamente o cérebro para o entendimento de todas estas elaborações é importante a realização de uma série de atividades, que embora pareçam simples são fundamentais para um bom desenvolvimento da organização e de certa forma colaboram para a ativação de todos os grupos.
ATIVIDADES:
SEQUÊNCIA LÓGICA: são passos executados até atingir um objetivo ou solução de um problema. As histórinhas desmembradas servem para organizar o pensamento estruturando início, meio e fim e estimulando, assim, a área pré-frontal do cérebro.
LIGAR PONTOS: contribui para a atividade anterior e envolve
resolver o desafio do início ao fim levando à conclusão de um
trabalho.
LABIRINTO: estimula o foco e a continuidade contribuindo para as demais atividades, além de trabalhar a motricidade fina. Se for realizada alternando as mãos – ora com a direita, ora com a esquerda – estimula tanto a área direita como esquerda do cérebro levando a uma verdadeira ginástica cerebral.
ATIVIDADES DE COMPLETAR: envolve o conceito de análise-síntese – perceber o todo e desmembrá-lo em partes ou analisar as partes e compor o todo. É fundamental para a organização e estruturação do pensamento.
JOGO DOS SETE ERROS: idem ao anterior, além de desenvolver a atenção, foco, esforço e monitoramento. Existem outras atividades como CADÊ? (similar a Onde está Wally?); olho vivo; fique de olho; memória; dominó; quebra-cabeça; tangran; blocos lógicos entre outros que sugerem um pouco de cada habilidadedescrita nas atividades anteriores.
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