“Ampliando possibilidades da ação docente”
Compromisso com a cidadania.
Educação Pública de Qualidade Social
e Valorização Profissional
Início 06/02/2012 às 19
Horas
Final 09/02/2012
PPalestra master – Professor
e Escritor MARCOS BAGNO
Justificativa:
O mundo esta em constante
transformação, a cada dia temos novas descobertas que facilitam e modificam as
nossas ações do dia-dia, o trabalho docente não pode estar alheio a esta
realidade, nesse sentido, buscamos propostas que auxiliem na
formação do professor, inicial e continuada, que estejam em consonância com os
aspectos sociais, políticos e culturais da realidade atual.
A proposta da Semana pedagógica busca assegurar a
formação continuada, o pluralismo de idéias e o acesso aos avanços e
acontecimentos importantes que a realidade cultural, científica e política do
país apresentam na busca pela qualidade da Educação.
Apresentação:
A Semana Pedagógica de 2012
tem como tema: “Ampliando possibilidades da ação docente”, visando o Compromisso
com a cidadania. Os participantes refletirão sobre temas específicos a cada
etapa e modalidade de ensino bem como o valor da escola pública, a organização
do trabalho pedagógico e as temáticas do cotidiano escolar.
Será a oportunidade que os
profissionais da educação terão para discutir questões sobre a escola e seu
funcionamento, como também os pressupostos pedagógicos, o projeto pedagógico, o
plano de cursos e o planejamento. É a possibilidade de definir novas formas
para direcionar as reflexões sobre as diferentes exigências sociais que
envolvem o cotidiano
escolar.
Objetivos:
<!--[if !supportLists]--> I.
<!--[endif]-->- Proporcionar momentos de formação
para os professores em cada etapa e modalidade de ensino;
<!--[if !supportLists]--> II.
<!--[endif]-->- Proporcionar aos educadores, através
da formação continuada, oportunidades de reflexão e troca de vivências,
repensando o fazer pedagógico;
<!--[if !supportLists]--> III.
<!--[endif]-->- Promover reflexões sobre a integração
dos conhecimentos produzidos na escola e sua inter-relação com as práticas
sociais;
<!--[if !supportLists]--> IV.
<!--[endif]-->- Planejar coletivamente as ações a
serem desenvolvidas em 2012;
<!--[if !supportLists]--> V.
<!--[endif]-->-Conhecer e estudar os pressupostos
curriculares do município;
<!--[if !supportLists]--> VI.
<!--[endif]-->- Refletir a realidade educacional
local e promover debate e reflexão sobre o papel da escola e do professor no
processo da aprendizagem na perspectiva de uma pratica de transformação da ação
pedagógico;
<!--[if !supportLists]--> VII.
<!--[endif]-->- Discutir alternativas pedagógicas
para assegurar o sucesso da aprendizagem dos alunos e sua permanência na
escola, de forma prazerosa e de qualidade para todos;
-Contextualizar as
diretrizes do serviço público Educacional do município e o compromisso desses
trabalhadores com a sociedade
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