segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A Evolução do Desenho Infantil

O desenvolvimento progressivo do desenho implica mudanças significativas que, no início, dizem respeito à passagem dos rabiscos iniciais da garatuja para construções cada vez mais ordenadas, fazendo surgir os primeiros símbolos Essa passagem é possível graças às interações da criança com o ato de desenhar e com desenhos de outras pessoas. Na garatuja, a criança tem como hipótese que o desenho é simplesmente uma ação sobre uma superfície, e ela sente prazer ao constatar os efeitos visuais que essa ação produziu. No decorrer do tempo, as garatujas, que refletiam sobretudo o prolongamento de movimentos rítmicos de ir e vir, transformam-se em formas definidas que apresentam maior ordenação, e podem estar se referindo a objetos naturais, objetos imaginários ou mesmo a outros desenhos.
O desenho como possibilidade de brincar, o desenho como possibilidade de falar de registrar, marca o desenvolvimento da infância, porém em cada estágio, o desenho assume um caráter próprio.
• De 1 a 3 anos
-É a idade das famosas garatujas: simples riscos ainda desprovidos de controle motor, a criança ignora os limites do papel e mexa todo o corpo para desenhar, avançando os traçados pelas paredes e chão.
-As primeiras garatujas são linhas longitudinais que, com o tempo, vão se tornando circulares e, por fim, se fecham em formas independentes.
-figuras humanas com cabeça e olhos.
• De 3 a 4 anos
-conquistou a forma e seus desenhos têm a intenção de reproduzir algo.
-respeita melhor os limites do papel.
-desenho um ser humano com pernas, braços, pescoço e tronco.
• De 4 a 5 anos
-É uma fase de temas clássicos do desenho infantil, como paisagens, casinhas, flores, super-heróis, veículos e animais
-varia no uso das cores, buscando um certo realismo.
-figuras humanas já dispõem de novos detalhes, como cabelos, pés e mãos, e a -distribuição dos desenhos no papel obedecem a uma certa lógica, do tipo céu no alto da folha.
-Aparece ainda a tendência à antropomorfização, ou seja, a emprestar características humanas a elementos da natureza, como o famoso sol com olhos e boca. Esta tendência deve se estender até 7 ou 8 anos.
• De 5 a 6 anos
-Os desenhos sempre se baseiam em roteiros com começo, meio e fim.
-figuras humanas aparecem vestidas
-grande atenção a detalhes como as cores.
-Os temas variam e o fato de não terem nada a ver com a vida dela são um indício de desprendimento e capacidade de contar histórias sobre o mundo.



• De 7 a 8 anos
-O realismo é a marca desta fase, em que surge também a noção de perspectiva. Ou seja, os desenhos da criança já dão uma impressão de profundidade e distância.
-Extremamente exigentes, muitas deixam de desenhar, se acham que seus trabalhos não ficam bonitos.

O importante é respeitar os ritmos de cada criança e permitir que ela possa desenhar livremente, sem intervenção direta, explorando diversos materiais, suportes e situações.

3 comentários:

  1. Incrível como um desenho pode ser tão revelador.
    É importante que os educadores tenham um olhar diferenciado ao observar o desenho de uma criança e compreender cada etapa pela qual está se desenvolvendo a mesma.
    A opinião de um professor com relação ao desenho de uma criança pode incentivá-la a ir cada vez mais longe ou acabar de vez com o seu desejo de criar.
    Vamos ver os desenhos das crianças, com olhos de crianças!

    ResponderExcluir
  2. Ao observar a vida com olhos visíveis e libertos das paredes dos preconceitos, somos despertos para o mundo onde a magia e o desprendimento nos coloca frente a um horizonte novo cheio de perspectivas, onde as cores tomam formas nos desenhos de nossos educando, e a vida passa a ser um pouco mais livre e bela. E nós educadores precisamos estar atentos a esta nova oportunidade que a Arte nos dar de ver novas possibilidades nas dificuldades de aprendizagem dos artistas que temos em nossas escolas, usando os desenhos como fonte de pesquisa e diagnostico muito pode ser melhorado em sala de aula.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, belo blog, amo as publicações sobre desenhos, um abraço! Blog uns do meus favoritos. Abraço!

    http://silvanapsicopedagoga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir