sábado, 24 de dezembro de 2011

FIM DE ANO, NOVO ANO

Estamos no finalzinho de mais um ano. O tempo realmente está rápido como um relâmpago, acordamos no sábado e já é segunda-feira. 
Este ano realmente foi uma bênção. 
Todo fim de ano uma cena se repete no consultório da psicopedagoga Clínica, Cristina Santos, Amargosa, Santo Antonio de Jesus e outras cidades (BA): pais desesperados e filhos desanimados tentam correr contra o tempo para obter a tão desejada aprovação escolar. Muitas vezes, as crianças são encaminhadas pela própria escola e já chegam com o rótulo de aluno-problema. Porém, nem sempre o diagnóstico é confirmado.
Na maioria dos casos, não há nada de errado com aquela criança. É comum o pai ou a mãe questionarem por que não foram avisados antes. Mas, ao mesmo tempo, esquecem que também deixaram de fazer “a lição de casa”, ou seja, não acompanharam a agenda do aluno com a devida seriedade, faltaram em reuniões importantes e nunca perguntaram ao filho como foi o seu dia na escola.
Lista de procedimentos
A psicopedagoga Cristina Santos, reuniu algumas atitudes que podem ajudar o professor a identificar as dificuldades da turma e estabelecer uma parceria com os pais:

• Observe atentamente cada aluno, pois a criança com problemas de aprendizagem dificilmente se posiciona em sala de aula, mesmo que a pergunta não apresente qualquer grau de dificuldade.

• Fique de olho no perfil da turma e trabalhe um tema que envolva os interesses dos alunos. Exemplo: se as crianças gostam muito de esportes, procure incluir o assunto em cada disciplina. Em uma aula sobre o corpo humano, você poderá explorar o funcionamento do corpo em atividades físicas.

• Crianças desanimadas e que não conseguem ver uma “luz no fim do túnel” não estão com uma dificuldade pontual, mas com baixa autoestima.

• O melhor caminho para resgatar a autoestima dos alunos é valorizar as habilidades de cada um. Se a criança é ótima em desenho, proponha um trabalho em grupo que ela possa desenhar e recuperar a confiança.

• Procure delegar responsabilidades para a criança, motivando-a e mostrando que está apta para concluir tais tarefas.

• Não deixe para conversar com os pais apenas em dia de reunião ou por um breve recado via agenda. Trabalhe em parceria com a família e mostre o quanto é importante supervisionar a criança em casa, acompanhar a agenda, perguntar como foi o seu dia, quais as dificuldades enfrentadas etc.

• Deixe claro que pai e mãe devem participar e mostrar aos filhos que realmente se importam.
Cremos que 2012 será um ano muitíssimo melhor com maiores conquistas e realizações.
Desejo então a todos um excelente natal e um 2012 abençoado com muita saúde, paz e prosperidade.
Agradeço a todos os nossos pacientes, colaboradores, leitores, amigos, irmãos, famíliares e principalmente a meu esposo e filho (CAIO).
Que DEUS abençoe a todos!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário