Quando falamos em brincar logo pensamos em crianças, já que as brincadeiras são suas atividades naturais, sendo também um meio muito rico de comunicação com o mundo externo. A brincadeira nunca é somente uma brincadeira é também sempre uma aprendizagem.
A aprendizagem pela brincadeira se dá quando a criança tem oportunidade de ao brincar criar, explorar, destruir, fantasiar e construir sua própria estória.
Assim como para o adulto a comunicação se dá através da linguagem falada, a comunicação da criança é feita através das brincadeiras, permitindo a reprodução de situações do dia - a - dia.
Outro fator importante para se brincar está no vínculo que é criado entre as crianças e seus pais Facilitando o diálogo que é fundamental entre eles durante toda a vida.
Brincando a criança poderá usar e explorar sua criatividade, sua raiva, seu medo, alegria e ter relacionamentos mais saudáveis, diminuindo a probabilidade de dificuldades no futuro.
Também permite que a criança reconheça o outro, aprenda as regras que terá de praticar durante sua vida, descobre sua personalidade, aprende a viver em sociedade e se prepara para as funçoes que assumirá na vida adulta.
Se o brincar é tão importante no desenvolvimento da criança, é também fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da fala. A adequada aquisição e desenvolvimento da comunicação depende de vários fatores entre eles: o biológico, o afetivo e o social.
Assim brincar é coisa séria! E toda criança deve ter tempo para brincar.
"Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo. É triste ter meninos sem escola, mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação humana". Carlos Drummond de Andrade
Segundo Huizinga (1995) o jogo pode ser considerado como uma atividade livre, conscientemente tomada como “não-séria” e exterior à vida habitual, mas ao mesmo tempo capaz de absorver o jogador de maneira intensa e total. É uma atividade desligada de todo e qualquer interesse material, com a qual não se pode obter lucro, praticada dentro de limites espaciais e temporais próprios, segundo uma certa ordem e certas regras. Promove a formação de grupos sociais com tendências a rodearem-se de segredo e a sublinharem sua diferença em relação ao resto do mundo por meio de disfarces ou outros meios semelhantes
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