domingo, 11 de dezembro de 2011

Projeto sobre Círculos de Avaliação no Município de Elísio Medrado - Família e Escola

A Secretaria Municipal de Educação do Municipio de Elisio Medrado Eliane Gaspari fala a importância da família em paceria com a escola. 

Ela ressaltou no seu discusso, que à parceria, precisa ser  entendida enquanto uma relação de cooperação,  e quando  se fala em cooperação: “Cooperação para Piaget, é operar com... é estabelecer trocas equilibradas com os outros, sejam  estas trocas referentes a favores, informações materiais, influências etc” (p.52) é o mais apropriado.
 Conforme o sentido piagetiano, a relação escola-família prevê o respeito  mútuo, o que significa tornar paralelos os papéis de pais e professores, para que os pais garantam as possibilidades de exporem suas opiniões, ouvirem os professores sem receio de serem avaliados, criticados,  trocarem pontos de vista. Tal parceria implica em colocar-se no lugar do outro, e não apenas enquanto troca de favores, mas “... a cooperação, em seu sentido mais prodigioso: o de supor afetos, permitir as escolhas, os desejos, o desenvolvimento moral como construção dos próprios  sujeitos, um trabalho constante com estruturas lógicas e as relações de confiança”. (Tognetta, 2002)

Adaildes Cristina S. de O. Santos (Coordenadora e Psicopedagoga Clínica do Munícipio de Elísio Medrado) explica o objetivo mais relevante desta proposta é conscientizar a escola do papel que possui na construção dessa parceria: a  intervenção pedagógica a estas questões, deve ser no sentido de considerar a necessidade da família vivenciar reflexões que lhes possibilitem a reconstrução da auto-estima, afim de que se sintam primeiramente compreendidos e não acusados, recepcionados e não rejeitados, pela instituição escola, além de que esta última possa fazê-los sentir-se reconhecidos e
fortalecidos enquanto parceiros nesta relação.

Segundo Paro (2000), pesquisador que realizou um estudo sobre o papel da família no desenvolvimento escolar de alunos do ensino fundamental, o distanciamento entre escola e família não deveria ser tão grande, pois para ele, a escola não ”assimilou quase nada de todo o progresso da psicologia da educação e
da didática, utilizando métodos de ensino muito próximos e idênticos aos do senso comum predominantes nas relações familiares”(p.16). O autor  se remete ao fato de que, a  atual escola dos filhos, é bastante parecida com a escola que os pais freqüentaram, e por isso, estes últimos não deveriam sentir-se tão distanciados do sistema educacional, e também o professor, embora admita a necessidade da
participação dos pais na escola, não sabe bem como encaminhá-la.

Nas palavras de Paro; “parece haver, por um lado, uma incapacidade de compreensão por parte dos pais, daquilo que é transmitido na escola; por outro lado, uma falta de habilidade dos professores para promoverem essa comunicação” (p.68). 

Hoje em dia há a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a família. A escola é uma instituição que complementa a família e juntas tornam-se lugares agradáveis para a convivência de nossos filhos e alunos. A escola não deveria viver sem a família e nem a família deveria viver sem a escola. Uma depende da outra na tentativa de alcançar o maior objetivo, qual seja, o melhor futuro para o filho e educando e, automaticamente, para toda a sociedade. A necessidade de se construir uma relação entre escola e família, deve ser para planejar, estabelecer compromissos e acordos mínimos para que o educando/filho tenha uma educação com qualidade tanto em casa quanto na escola.  

Pensar em educação de qualidade hoje, é preciso ter em mente que a família esteja presente na escolar de todos os em todos os sentidos.Ou seja, é preciso uma interação entre escola e família. Nesse sentido, escola e família possuem uma grande tarefa, pois nelas é que se formam os primeiros grupos sociais de uma criança. Envolver os familiares na elaboração da proposta pedagógica pode ser a da escola que pretende ter um equilíbrio no que diz respeito à disciplina de seus educandos. A sociedade moderna vive uma crise de valores éticos e morais sem precedentes. Essa é uma constatação que norteia os arredores dos setores educacionais, pois é na escola que essa crise pode aflorar mais, ficando em maior evidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário