domingo, 29 de janeiro de 2012

Crianças com necessidades especiais: reflexão sobre a inclusão nas escolas públicas do ensino regular



Introdução

    A inclusão de alunos com necessidades especiais no sistema regular de ensino tem sido um assunto bastante discutido, tanto nos segmentos educacionais quanto nos sociais, no entanto falar de inclusão não é tarefa fácil, porém necessária. Incluir não significa colocar o aluno na escola sem dá condições necessárias de permanecia e assistência educacional, mas sim dá suporte pedagógico, além de um ensino de qualidade que desenvolva de forma tridimensional as suas potencialidades, sejam elas: cognitivas, motoras e afetivo-sociais.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Saiba o que são deficiências

A deficiência é tão antiga quanto a humanidade. Ao longo dos tempos, desde a pré-história até hoje, as pessoas sempre tiveram que decidir qual atitude adotar em relação aos membros mais vulneráveis da comunidade que precisavam de ajuda para obter alimento, abrigo e segurança, como as crianças, os velhos e as pessoas com deficiência.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O que você precisa saber sobre a associação brinquedo e idade na hora da escolha


Por mais leveza que contenham as palavras “brincar” e “brinquedo”, ambas estão relacionadas com o mais importante que nos dá a infância: o desenvolvimento e a formação da personalidade do seu filho. É como a criança experimenta a vida. Um companheiro inesquecível. E a responsabilidade de quem media esse encontro é enorme.

Pensar que um brinquedo mais difícil, ou seja, indicado para uma idade maior, pode estimular ainda mais (ou melhor) o seu filho, pode ser um problema. O importante é observar a fase em que a criança vivencia, e quais habilidades ela está desenvolvendo naquele momento, até para aproveitar o brinquedo da melhor maneira possível.

Trilhas Poéticas

(Minha professora e colega Débora Silva de Castro Pereira - Psicopedagoga)
Pessoas e Vida

Tem pessoas
Que passam pela vida.
Tem pessoas
Que a vida passa por elas.

Tem pessoas
Que marcam a vida.
Tem pessoas
Que a vida marca.

Como incentivar o interesse pela leitura?


Pais e/ou responsáveis
Orientações para o apoio a seu filho:
  • Ressaltar os acertos e não enfatizar os erros;
  • Incentivar seu filho a realizar as atividades que ele gosta e faz bem feito;
  • Não fazer comparações com irmãos, primos e colegas. Cada um tem sua individualidade e potencialidade;
  • Ajudar seu filho a se organizar com a rotina diária, planejando e registrando as atividades extracurriculares e a grade de horário escolar;

Confira dicas de relaxamento para antes de qualquer prova

Aulas pela manhã, de segunda a sábado, às vezes aos domingos também. Estudar todo dia, à tarde e à noite, e para os mais exagerados, pela madrugada. Horas sentado assistindo a explicações, fazendo anotações e cálculos.


A rotina de um estudante pode parecer monótona, mas tem um objetivo: a preparação para os temidos vestibulares, as complexas provas de admissão nas instituições de ensino superior brasileiras. Não bastasse a memorização de fórmulas, datas e regras para uma boa prova – o que, por si só, já é cansativo – a maior vilã para qualquer candidato sempre foi a mesma: a ansiedade.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Atendimentos


A PSICOPEDAGOGIA vem trabalhar com as dificuldades de aprendizagem e a diversidade de fatores que contribuem para tal, podendo estes ser de origem orgânica, cognitiva, emocional, social ou pedagógica.
O trabalho psicopedagógico tem como objetivo garantir a aplicação do raciocínio na manipulação do conteúdo escolar e cultural de maneira que o indivíduo se identifique e se aproprie da utilização dos conceitos aprendidos em qualquer situação .

Como aceitar a deficiência do filho

O filho é extensão dos pais e a família vê no defeito o reflexo de suas inadequações.

Ao constatar que o filho é deficiente mental, nenhum pai (ou mãe) poderá reagir indiferentemente. Sem dúvida, a presença de uma criança deficiente em uma família cria uma situação, ou seja, um problema novo, nunca antes enfrentado por muitas famílias. Desta forma, a criança deficiente mental pode representar uma ameaça à interação pai-mãe, e a continuidade da família. Esta ameaça deve ser trabalhada através do desenvolvimento de um plano, no qual a família decida quais são seus objetivos para a criança e como poderão alcança-los.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Vídeo sobre Hiperatividade


1º. Seminário Internacional sobre Mobilização Social pela Educação: interação família-escola-comunidade



Fortaleza/ CE
Data inicial: 12/10/2011
Data final: 14/10/2011

O Ministério da Educação, a Secretaria Estadual de Educação do Ceará e a Fundação Itaú Social realizarão no período de 12 a 14 de outubro próximo, em Fortaleza, o 1º. Seminário Internacional sobre Mobilização Social pela Educação: interação família-escola-comunidade.

Inclusão no Brasil

O CURRÍCULO: Currículo Funcional e Natural
 
O CURRÍCULO: Currículo Funcional e Natural

A Educação Inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.

PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL




O QUE É O PROCESSAMENTO AUDITIVO?
É o processo de decodificação das ondas sonoras desde a orelha externa até o córtex cerebral, ou seja, a capacidade de analisar, associar e interpretar as informações sonoras que nos chegam pelo sentido da audição.

O QUE É UM DISTÚRBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL (DPAC)?É uma falha no desenvolvimento das habilidades perceptivas auditivas, mesmo com audição normal, é totalmente diferente de perda auditiva. Em geral encontra-se associado a dificuldades de aprendizagem.

Manual para 2012


Saúde:
1.  Beba muita água
2.  Coma ao café da manhã como um rei, ao almoço como um príncipe e ao jantar como um pedinte;
3.  Coma o que nasce em árvores e plantas, e menos comida produzida em fábricas;
4.  Viva com os 3 E's: Energia, Entusiasmo e Empatia;
5.  Arranje tempo para orar;
6.  Jogue mais jogos;
7.  Leia mais livros do que leu em 2011;
8.  Sente-se em silêncio pelo menos 10 minutos por dia;
9.  Durma 7 horas por dia;
10. Faça caminhadas de 10-30 minutos por dia, e enquanto caminha sorria.

Pais e educadores devem ficar atentos aos sinais e evitar preconceitos.


Saiba identificar e tratar a dislexia em crianças
Pais e educadores devem ficar atentos aos sinais e evitar preconceitos

POR CAROLINA GONÇALVES




De acordo a Associação Nacional de Dislexia (AND), pesquisas mostram que de 5% a 17% da população mundial apresenta dislexia, que é um distúrbio ou transtorno de aprendizado na área de leitura, escrita e soletração. Apesar de ser o distúrbio de maior incidência nas salas de aula, um estudo apresentado na Associação Britânica de Dislexia afirma que cerca de 70% dos profissionais das áreas de saúde e educação têm pouco conhecimento sobre ele.
Muitas vezes, os pais também não conseguem identificar a dificuldade. Pensando nisso, conversamos com profissionais especializados no assunto, que explicaram como identificar a dislexia e como pais e professores podem agir para ajudar a criança.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Alfabetização Fônica


Trabalhei alguns anos com a alfabetização fônica e apesar de ser um processo mais lento é muito mais eficaz, uma vez que a criança aprendendo a distinguir os fonemas dificilmente apresentará dificuldades no processo de alfabetização.

Dificuldade de aprendizagem ≠ Problema de aprendizagem

Para quem não está familiarizado com os termos problema e dificuldade de aprendizagem, leva um susto quando recebe um diagnóstico onde apareça um deles. Segue abaixo as principais características de cada um.

Dificuldade de aprendizagem é utilizado quando não envolvem problemas orgânicos. Os sujeitos (crianças, jovens, adultos) que sofrem com esse problema apresentam dificuldades em outras áreas da vida , não somente escolar. Aparece por diversas causas, entre elas, familiares, escolares, sociais, afetivas... É difícil para os pais compreenderem o motivo pelo qual seu filho apresenta dificuldades de aprendizagem escolar, principalmente, quando o médico refere não existir quaisquer comprometimentos orgânicos, sensoriais (visual ou auditivo) e cognitivo (déficit de inteligência) que possam interferir com o aprendizado da criança. Em geral a criança não possui uma doença grave, porém o problema é real e não imaginário, são devidos a fatores constitucionais da própria criança.

A importância do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem


Por Silvia Oliveira  

Disponível em http://www.abpp.com.br/artigos/62.htm.



É importante ressaltar a psicopedagogia como complemento, que é a ciência nova que estuda o processo de aprendizagem e dificuldades, muito tem contribuído para explicar a causa das dificuldades de aprendizagem, pois tem como objetivo central de estudo o processo humano do conhecimento: seus padrões evolutivos normais e patologias bem como a influência (família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento (Scoz, 1992; Kiquel, 1991).

A Psicopedagogia e as Modalidades de Aprendizagem do Sujeito

Maria das Graças Sobral Griz
Fonte: site psicopedagogiabrasil


O conceito de Modalidade de Aprendizagem, dado por Alicia Fernández (1991), propicia-nos uma passagem do universal para o particular, da análise estática do aqui/agora para o estudo de um processo dinâmico; de um objeto de conhecimento construído para um objeto de conhecimento em construção. O fundamental aqui é o modo como ocorre o processo de construção de conhecimento no interior do sujeito que aprende.

Bom Final de Semana



sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Brincando de Faz-de-Conta



Por meio do brincar de faz-de-conta, as crianças buscam superar contradições, motivadas pela possibilidade de lidar com o acaso, com a regra e a ficção, e pelo desejo de expressar uma visão própria do real, embora por ele marcada. 


Não importa onde você parou… em que momento da vida você cansou…
O que importa é que sempre é possível e necessário “Recomeçar”.
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo… é renovar as esperanças na vida e o mais importante… acreditar em você de novo.
Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado…
Chorou muito? Foi limpeza da alma…
Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia…
Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechaste a porta até para os anjos…
Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora…
Pois é… agora é hora de reiniciar… de pensar na luz… de encontrar prazer nas coisas simples de novo.

SER CRIANÇA


Gilberto dos Reis

"Ser criança é acreditar que tudo é possível.
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco.
É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos.
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."
Add caption

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CONSULTORIA PEDAGÓGICA, PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA E HOSPITALAR


"O foco da psicopedagogia é o processo de aprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos, considerando as influências do meio durante o seu desenvolvimento. A intervenção visa a otimização das potencialidades e minimização das dificuldades, buscando sempre os recursos das várias áreas do conhecimento para a compreensão do ato de aprender, valendo-se de métodos e técnicas próprias.”

sexta-feira, 25 de março de 2011 Bullyng - Australia



Texto de Demora Mota

Em minhas visitas aos blogs de colegas, tomei conhecimento do caso Casey Heynes, adolescente de uma escola australiana que sofria bullyng até resolver reagir, atirando o seu agressor ao chão. O caso alcançou repercussão mundial e Haynes tornou-se o herói da garotada oprimida ao redor do mundo. Quando vi o vídeo, a primeira coisa em que pensei foi "cadê os professores dessa escola?". Meu primeiro impulso foi criticá-los e acusá-los no mínimo de omissão, com a arrogância de quem vê tudo de fora.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O papel da empresa na inclusão social do portador de necessidades especiais (portador de deficiência)


Alguns aspectos são fundamentais a serem destacados quando se trata do assunto “pessoas portadoras de deficiência”:
*      Primeiramente e principalmente são seres humanos sujeitos a todos os deveres e direitos que a sociedade oferece a todo cidadão.
*      A existência de uma lei específica que garante, pelo menos em tese, o direito e  a oportunidade de trabalho.
*      O que se entende por inclusão e mais especificamente inclusão social
*      A realidade do cidadão deficiente: quem são e quantos são.