Dificuldade
de visão - Embora os
alunos com Síndrome de Down costumem ser muito bons em aprender visualmente e
sejam capazes de utilizar este habilidade para aprender o currículo, muitos têm
alguma dificuldade de visão: de 60 a 70% usam óculos antes dos 7 anos e é
importante diagnosticar e sanar as dificuldades que eles possuem.
ESTRATÉGIAS
- Coloque o aluno mais à frente
- Escreva com letras maiores
- Faça apresentações simples e claras
- Coloque o aluno mais à frente
- Escreva com letras maiores
- Faça apresentações simples e claras
Dificuldade
de audição
Muitas
crianças com Síndrome de Down têm alguma perda auditiva, especialmente nos
primeiros anos. Até 20% apresentam perda sensorial-neural, causada por defeitos
no desenvolvimento do ouvido e nervos auditivos. Outros 50% podem ter perda
auditiva ocasionada por infecções respiratórias que costumam ocorrer por conta
dos canais auditivos mais estreitos. É especialmente importante checar a
audição da criança porque ela afetará sua fala e linguagem.
A clareza
da audição também pode ser flutuante e é importante identificar que respostas
inconsistentes podem ser fruto de deficiência auditiva e não falta de
entendimento ou atitude indesejada.
ESTRATÉGIAS
- Coloque o aluno mais à frente
- Fale diretamente ao aluno
- Reforce o discurso com expressões faciais, sinais ou gestos
- Reforce o discurso com material de apoio visual – figuras, fotos, objetos
- Escreva novo vocabulário no quadro
- Quando outros alunos responderem, repita suas respostas alto
- Diga de outra forma ou repita palavras e frases que possam ter sido mal-entendidas
ESTRATÉGIAS
- Coloque o aluno mais à frente
- Fale diretamente ao aluno
- Reforce o discurso com expressões faciais, sinais ou gestos
- Reforce o discurso com material de apoio visual – figuras, fotos, objetos
- Escreva novo vocabulário no quadro
- Quando outros alunos responderem, repita suas respostas alto
- Diga de outra forma ou repita palavras e frases que possam ter sido mal-entendidas
Sistema
motor fino e grosso
crianças
com Síndrome de Down têm flacidez muscular (hipotonia), o que pode afetar sua
habilidade motora fina e grossa. Isso pode atrasar as fases do desenvolvimento
motor, restringindo experiências dos primeiros anos, tornando o desenvolvimento
cognitivo mais lento. Na sala de aula, o desenvolvimento da escrita é
especialmente afetado.
ESTRATÉGIAS
- Oferecer exercícios extras, orientação e encorajamento – todas as habilidades motoras melhoram com a prática.
ESTRATÉGIAS
- Oferecer exercícios extras, orientação e encorajamento – todas as habilidades motoras melhoram com a prática.
-
Oferecer atividades para o fortalecimento do pulso e dedos, como por exemplo:
alinhavar, seguir tracinhos com o lápis, desenhar, separar, cortar, apertar,
construir, etc.
- Usar um
grande leque de atividades e materiais multissensoriais.
- Procurar que as atividades sejam o mais significativas e prazerosas possível.
- Procurar que as atividades sejam o mais significativas e prazerosas possível.
Dificuldade
de fala e de linguagem
Crianças
com Síndrome de Down típicas possuem dificuldade de fala e linguagem e devem
ser atendidas regularmente por fonoaudiólogos que podem sugerir atividades
individualizadas para promover o desenvolvimento de sua fala e linguagem.
O atraso
na linguagem é causada por uma combinação de fatores, alguns deles físicos e
alguns devido a problemas cognitivos e de percepção. Qualquer atraso em
aprender a entender e usar a linguagem pode levar a um atraso cognitivo. O
nível de conhecimento e entendimento e, logo, a habilidade de acessar o
currículo vai inevitavelmente ser afetada. Habilidades receptivas são mais
desenvolvidas do que habilidades de expressão. Isso quer dizer que as crianças
com Síndrome de Down entendem mais do que são capazes de expressar. Como
resultado disso, as habilidades cognitivas destes alunos são frequentemente
subestimadas.
ATRASO NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM- Vocabulário menor, levando a um conhecimento geral menor.
ATRASO NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM- Vocabulário menor, levando a um conhecimento geral menor.