quarta-feira, 9 de abril de 2014

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA


A Psicopedagogia surge de uma necessidade de entender e solucionar estes problemas que eram vistos como um mal, entendendo as dificuldades de aprendizagem como a manifestação de um sintoma, uma demonstração de que alguma coisa não está bem no processo de aprendizagem daquela criança/adolescente.
“a psicopedagogia surgiu na fronteira entre a Pedagogia e a Psicologia, a partir das necessidades de atendimento de crianças com ‘distúrbios de aprendizagem’, consideradas inaptas dentro do sistema educacional convencional”.
A Psicopedagogia Clínica enfatiza a intervenção sistemática aos problemas de aprendizagem de crianças, adolescentes e/ou adultos, buscando resgatar o sujeito aprendente, envolvendo também a família e a escola. O psicopedagogo clínico tem um olhar mais individual em relação ao sujeito e tem a função de resgatar o prazer de aprender desse sujeito, oferecendo um espaço onde ele possa se expressar de forma livre, fazendo atividades que desenvolvam habilidades como leitura, escrita, desenho etc.
Para melhor compreensão e intervenção nos processos de aprendizagem e não aprendizagem, a Psicopedagogia faz uma ligação interdisciplinar com outras áreas do conhecimento, como a Neurologia, a Lingüística, a Psicomotricidade, a Psicologia, entre outras.
A Psicopedagogia, dessa forma, contribui para a aprendizagem contínua de todos os envolvidos no processo de aprendizagem, entendendo cada sujeito como um ser integral nas dimensões corporal, desejante, da cognição, do organismo, numa constante dialogicidade. Cristina Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário