A Psicopedagogia surge de uma necessidade de entender e solucionar estes problemas que eram vistos como um mal, entendendo as dificuldades de aprendizagem como a manifestação de um sintoma, uma demonstração de que alguma coisa não está bem no processo de aprendizagem daquela criança/adolescente.
“a psicopedagogia surgiu na fronteira entre a Pedagogia e a Psicologia, a partir das necessidades de atendimento de crianças com ‘distúrbios de aprendizagem’, consideradas inaptas dentro do sistema educacional convencional”.
A Psicopedagogia Clínica enfatiza a intervenção sistemática aos problemas de aprendizagem de crianças, adolescentes e/ou adultos, buscando resgatar o sujeito aprendente, envolvendo também a família e a escola. O psicopedagogo clínico tem um olhar mais individual em relação ao sujeito e tem a função de resgatar o prazer de aprender desse sujeito, oferecendo um espaço onde ele possa se expressar de forma livre, fazendo atividades que desenvolvam habilidades como leitura, escrita, desenho etc.
Para melhor compreensão e intervenção nos processos de aprendizagem e não aprendizagem, a Psicopedagogia faz uma ligação interdisciplinar com outras áreas do conhecimento, como a Neurologia, a Lingüística, a Psicomotricidade, a Psicologia, entre outras.
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